Nossa História

Grupo de folhas verdes

O Espaço Semear Yoga e Meditação surge antes mesmo de seu nome ou espaço físico. Ele surge em janeiro de 2015, um ano de muitos acontecimentos para seus idealizadores, Thalita Dias e Rodrigo Amaro, então namorados e moradores de Niterói (RJ). Thalita trabalhava na Aeronáutica, e Rodrigo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em janeiro, eles resolvem praticar Yoga no Instituto Hermógenes, que existia no centro do Rio de Janeiro (RJ). O professor Hermógenes é para eles, e tantos outros praticantes de Yoga do país, uma grande referência nesta filosofia. E, por uma grata felicidade, descobrem que havia uma filial em Niterói mesmo!

Hermogenes.jpg
IMG_20190802_204954411_BURST000_COVER_TOP.jpg

Lá conhecem o professor Carlos Henrique Viard Jr., que conduzia suas práticas de Yoga com sabedoria e gentileza, o que nos remetia ao próprio professor Hermógenes. Deste momento em diante, suas vidas começaram a mudar, cada vez mais na direção do Yoga!

Em 13 de março de 2015, o querido  professor Hermógenes, então com 94 anos, faz sua passagem, para continuar sua jornada, certamente auxiliando na  disseminação da essência do Yoga e por tod@s nós, mas de outra dimensão. Sua jornada, os seus ensinamentos seguem nos inspirando através das suas obras.

Em junho, Thalita e Rodrigo participam do seu primeiro retiro de Yoga, com o professor Carlos Henrique, e o professor Thiago Leão, neto do professor Hermógenes, que também os acolhe com o mesmo carinho!

IMG_20190927_204923646.jpg
IMG_20190802_204915721.jpg

É neste retiro que criam laços de profunda amizade com Lúcia Bastos e Pedro Braga, que logo em seguida fundam o Emanamantra, hoje uma grande referência musical, de  mantras, criação e composição de músicas que elevam a alma!

Maravilhados com o Universo do Yoga, resolvem realizar um curso de aprofundamento, e então, são orientados pelo professor Carlos a buscarem o curso coordenado pelos professores Marcos Rojo e Daisy Rodrigues, em São Paulo. Foi o que fizeram! Junto com o professor Carlos e a professora Glória, também professora do Espaço Hermógenes de Niterói, viajavam um final de semana por mês para São Paulo, para o Curso de Capacitação em Yoga do Instituto de Estudo e Pesquisa em Yoga (IEPY), certificado pelo Instituto de Kaivalyadhama, da Índia, para aprofundarem seus conhecimentos. Como o nome mesmo diz, o curso formava instrutores. Mas inicialmente essa não era a expectativa deles. Até então…

Screenshot_20200915-094914~2.png

Neste meio tempo, Thalita e Rodrigo se casam, em 23 de outubro de 2015, e passam a estudar ainda mais juntos a filosofia do Yoga! E começam então a pensar "seria legal poder dar aula de Yoga, e poder proporcionar aos outros aquilo que temos tanta alegria em receber"!

Ao longo do curso do professor Marcos Rojo, este pensamento não sai de suas mentes, e cresce forte em seus corações!

Eles se formaram em agosto de 2016. E foram convidados pelo professor Thiago Leão, para lecionar em duas turmas no Instituto Hermógenes, em outubro deste mesmo ano. A insegurança era grande, mas a felicidade, honra e responsabilidade eram ainda maiores! "SIM"!!

Assim começam suas jornadas docentes no Yoga! Logo no início de 2017, são convidados a ocupar vagas também no Espaço Hermógenes de Niterói, que tempos depois se tornou Instituto Mapadeva, atual asharam universo Mapadeva. 

Também em 2017, em função das crises políticas vivenciadas no Brasil, Rodrigo tem uma demora grande na renovação de seu contrato no Jardim Botânico, e recebe o convite de coordenar atividades de Yoga no Spazio Centro de Formações, da professora de Pilates, Karla Relvas. E aceita, fazendo, então, esta transição para o Yoga.

Em 2018, eles percebem a importância de criarem seu próprio espaço, em função da proximidade do fim do tempo de serviço da Thalita na Aeronáutica. E pensavam no nome. A primeira ideia foi "Flor & Ser". O nome era lindo, mas já haviam outros espaços com esse nome, inclusive muitas floriculturas! 

 

E aí, seguiram a busca, ao mesmo tempo que pensavam no lugar. 

Desviaram o olhar então, certo dia, na rua Santa Rosa, para um prédio espelhado na rua Noronha Torrezão. Era o número 24. Foram lá saber informações. Conversaram com o síndico e viram algumas salas. Entre elas, a 1109. Adoraram. Alugaram! E com a ajuda da arquiteta Paloma Volpini, a sala foi sentida, pensada, e o seu layout e decoração foram criados, construídos com muito carinho, ao longo de outubro e novembro de 2018. Paloma também os ajudou a criar a logo, do até então, "Flor & "Ser.

Aaahhh sim… faltou falar do nome. No meio do caminho da construção física do Semear, em momento de oração e em meditação no Grupo Espírita da Fé (Gefe), Thalita sente na alma o nome "Semear" e então, nasce o nome do Espaço que tem como objetivo disseminar  a essência do yoga aos corações, para a alma, a mente humana para uma jornada mais conectada com a vida! O Gefe é um local inspirador para a nossa jornada, com tantas pessoas queridas, como o querido amigo Fábio Meirelles , muito presente em nossa jornada, sua família, e tantas outras pessoas queridas, que vibram por por eles. 

IMG-20200117-WA0020.jpg
IMG_20190802_202204501_BURST000_COVER_TOP.jpg
IMG-20200117-WA0022.jpg
IMG_1041.JPG.jpg

Esta construção foi ocorrendo sentindo o coração guiando. No dia 13 de janeiro de 2019, é inaugurado o Espaço Semear Yoga e Meditação! Seguimos semeando, com muita gratidão e leveza no coração. Ao longo de 2019 e início de 2020, seguimos com aulas de Yoga, cursos de Shantala, curso de Meditação, e atividade ao ar livre, aberta ao público, com meditações na praia de Icaraí. A Sangha (comunidade espiritual) se formava!

Imagem curso meditação semear.jpg

Em março de 2020, veio a pandemia com COVID-19. E não foi embora! Pela gentileza dos donos da sala, Sr. Elcio e Dnª Lecy (que se tornaram nossos alunos) foi possível manter a sala, mesmo sem atividades. Mas foi necessário que o Semear se reinventasse, como tantos outros empreendimentos. E assim começou o Espaço Semear (Online) Yoga e Meditação, com aulas de Yoga, cursos de Meditação e Shantala, tudo de maneira remota.

Em agosto de 2021, retornaram às atividades presenciais, com todo o cuidado necessário. E assim seguem essa jornada de autoconhecimento e transformação, em conjunto com todos aqueles que passam pelo Semear, com sua principal meta: o treino da Paz interior!

E em 2022, nossa família recebe a querida professora Adriana Ferreira, para fazer parte de nosso corpo docente. É uma honra tê-la conosco!

Adriana.jpeg

A história segue sendo escrita, com muitas páginas ainda em branco. Quer construí-la conosco?

 

Faça parte da Família Semear!

 

Namastê